XXI Maratona de Programação

O que é

A Maratona Mineira de Programação é um movimento das instituições de ensino de Minas Gerais para preparar suas equipes para a Maratona de Programação, um evento nacional organizado pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação. O intuito é manter os alunos motivados com a Maratona de Programação durante todo o ano, melhorando o desempenho individual e em equipe e, consequentemente, o resultado das instituições mineiras nas competições de programação no cenário brasileiro e mundial.

A Maratona é dirigida à alunos de curso superior de computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação) e áreas afins (Engenharias, Matemática, Física, etc). A participação é feita em equipes de 3 alunos, podendo participar alunos de graduação e início de pós-graduação, e cada instituição pode inscrever mais de um time (mais detalhes na seção Regras).

Cada equipe tentará resolver durante as 5 horas da maratona o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Os alunos têm à sua disposição apenas um computador e podem usar qualquer material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. Desta forma, a competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.